A Eleição dum deputado da CDU pelo Algarve é uma valiosa ajuda para fazer ouvir a voz dos Algarvios no Parlamento 

 

Sábado, 11 de Outubro de 2008

Comunicado C.C. CDU de Olhão

   

A CDU NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE 29 DE SETEMBRO 2008

Como é habitual, os eleitos da CDU apresentaram-se na Sessão do passado dia 29, da AM Olhão, imbuídos do espírito de apresentar propostas positivas e ao mesmo tempo assumir as suas responsabilidades no quadro das competências da AM, de fiscalizar a acção da Câmara.

Estes propósitos vão sendo cada vez mais difíceis de atingir, quer porque o Eng Leal já se encontra em campanha eleitoral, não admitindo que ninguém (em especial a CDU), faça propostas que o apanhem desprevenido e por último não quer ser fiscalizado nem prestar contas.

Então, o outro presidente (da AM), ou limita os tempos de intervenção dos eleitos e deixa o Eng Leal falar o tempo que quiser, ou corta a palavra à CDU, porque está a fugir à Ordem de Trabalhos, mas permite que os elementos do Partido Socialista o façam, etc, etc.

O PSD, ali está, numa “apagada tristeza”, calado, sem apresentar uma ideia ou uma proposta, pelo contrário dando cobertura a tudo o que vem da Câmara. Só falta aplaudir…
 

As  propostas e moções apresentadas pela CDU:
       ♦Moção de Solidariedadepara com as dezenas de famílias atingidas pelos estragos causados pelo mau tempo, no fim-de-semana de 27 e 28 de Setembro e de apreço pelo trabalho dos Bombeiros de Olhão e de muitos funcionários municipais e propondo que se faça o levantamento para ajudar aqueles que mais necessitem.
FOI APROVADA POR UNANIMIDADE (não tiveram coragem para votar contra…)!
        ♦Voto de Felicitações à atleta Ana Cabecinha, ao seu Técnico e ao Clube Oriental de Pechão, pela brilhante participação nos Jogos Olímpicos e pela dedicação e trabalho que vêm desenvolvendo em prol do Atletismo no Concelho.
FOI APROVADA POR UNANIMIDADE (não poderiam votar doutra forma…)!
           
Moção Contra as Alterações ao Código de Trabalho. Aqui estalouo verniz. Ninguém tinha lido a não ser alguma coisa na Imprensa, mas porque estava o Governo Sócrates em causa, o PS e o PSD votaram contra. Curiosamente a mesma moção foi aprovada na Assembleia de Freguesia da Fuzeta, com o voto de qualidade do Presidente da Assembleia e em Quelfes foi rejeitada com o voto do Presidente da Assembleia
 
Proposta de construção de um monumento ao caíque, a instalar junto à biblioteca e lembrando as comemorações dos 200 anos da elevação de Olhão a Vila. Nunca ninguém tinha falado nisto, pois o sr Queiroz que anda sempre metido na Câmara e sabe tudo o que se passa em Olhão, acha a ideia interessante e fica a olhar para o eng Leal e para o outro presidente…esperando ajuda…
Então o eng Leal diz que a Câmara já tinha pensado nisto e até já tinha falado do assunto em público. Aqui o sr Queiroz diz que a Câmara não pode ir a reboque da CDU e o PS vota contra!!!... O PSD… absteve-se…
           
Requerimento solicitando as contas do Festival do Marisco deste ano e perguntando sobre a situação financeira da Fesnima. Vamos ver se terá resposta…
 
 
 Perguntas  colocadas
Foi perguntado como correu o inicio do ano lectivo e designadamente o que se passa na chamada “Escola do Futebol”, onde os professores pedem aos pais para contribuírem com artigos de limpeza e para a acção escolar, pois não têm dinheiro que chegue para as despesas mínimas. Resposta do eng Leal: está tudo bem!!! Há 6 milhões de Euros!!!Fica-nos é a duvida se os problemas são só na Escola do Futebol…
 
Foi perguntado se com as Unidades de Saúde Familiar há menos doentes sem médico de família? O Presidente da Câmara não sabe…!! Foi perguntado o que se sabe sobre a reabertura do internamento e a gestão das Unidades de Saúde Familiares que correm “zum-zuns”, que vão ser privatizadas? O Presidente não ouviu e não sabe nada…!
 
Foi perguntado quando resolve a Câmara o problema da posse das casas pelos moradores da Associação 11 de Março? O presidente está a estudar o assunto…(há quantos anos?... mais de 10…). Foi também perguntado o que pensam fazer acerca do ruído causado pela fábrica nova durante toda a noite, que não deixa parte dos moradores daquela Associação descansar? O Presidente não sabe, nem ouviu nada. (claro, não mora lá…)
 
Abordaram-se os problemas da limpeza no Concelho. Sem resposta…a chuva lavou muita porcaria que por aí estava.
 
Levantado o problema do Plano de Pormenor de Recuperação da Zona Histórica de Olhão e das trapalhadas que a Câmara arranjou, em torno da discussão publica e dos prazos para a sua efectivação e em relação às quais a CDU apresentou uma queixa à IGAL e o PCP na Assembleia da Republica apresentou um requerimento ao Ministro.
 
Foram abordadas as patetices anticomunistas do Presidente Leal numa entrevista ao jornal “Barlavento”, fazendo insinuações torpes e proferindo outros dislates, no fundo, tentando “apelar” ao anti-comunismo mais primário e aos eventuais sentimentos mais retrógrados de algumas pessoas. Felizmente estamos em Democracia e o Presidente Leal pode proferir as asneiras e patacoadas que entender. Mas parece que o cérebro lhe parou com a queda do muro e Berlim e ele ainda está ao nível da guerra fria…
 
 
Outras questões levantadas
A CDU informou que vai assumir institucionalmente aquilo que tem vindo a ser publicado e perguntado por alguns blogues da nossa terra, nomeadamente o SO! Quer isto dizer que a CDU vai apresentar um pedido de intervenção da IGAL para apuramento da verdade, pois o eng Leal, não responde a cartas enviadas pelos autores do blogue, que se identificam, não responde a requerimentos da CDU, pode ser que responda à tutela isto é à Inspecção Geral da Administração Local.
Se metade daquilo que o SO pergunta, construções à beira mar, construções em reserva agrícola, construções no traçado da variante norte, coisas estranhas na Fesnima, etc, etc, então há muito para falar!
           O Presidente em vez de esclarecer, diz que vai “meter tudo em tribunal”,
Cá estaremos, também!!!
 
A informação do Presidente parece de facto o programa eleitoral da sua candidatura à Câmara. Todas as obras em curso, todas as empreitadas, todos os concursos, tudo está programado para estar pronto muito próximo da data das eleições. Isto é as obras são feitas em função do calendário eleitoral do PS e do Eng Leal e não do interesse das populações. Por exemplo obras que demoram um ano a fazer ou construir acabam por levar dois anos ou mais, porque o que interessa é estar pronto naquela data. E temos então as populações privadas desses equipamentos, porque o interesse do PS se sobrepõe… mas também há o contrário. È o caso da Biblioteca, que para além dos anos que durou e ainda dura, a obra, tinha que ser inaugurada, pois não havia mais nada pronto para inaugurar no dia de Olhão deste ano. Então agora lá está. De facto um bom espaço, com equipamento, mas sem livros e a funcionar a “meio-gáz”…
           
Foi perguntado porque não foi ninguém da Câmara com o Elos de Olhão ao Rio de Janeiro e porque é que a Câmara de Olhão nada faz para concretizar a geminação com o Rio de Janeiro que a Câmara de lá já decidiu e publicou em decreto oficial? Porque não se aproveitou nenhuma das ideias do Dr Adérito Vaz sobre as comemorações?
 
Estas questões foram levantadas, sendo os elementos da CDU interrompidos a todo o momento, ou porque passavam o tempo ou porque estavam fora da Ordem, etc, etc.
 
O PSD, assistia no seu cantinho…
 
Por fim, já não foi possível colocar as seguintes questões:
Questões que não foi permitido à CDU abordar:
>Quota da pescada - a maioria das embarcações de Olhão, esgotou a quota para este ano e agora, ou mudam de arte, ou andam a trabalhar “à escapa”, sujeitos a apreensões, multas e coimas. Mas entretanto há muita pescada na costa, para apanhar. Este é um dos resultados da gestão das pescas ser feita, em Bruxelas e não ser feita de forma dinâmica, aumentando ou diminuindo o esforço de pesca, conforme a situação dos “stocks” e apoiando os armadores e pescadores em períodos de inactividade.
>Há ou não fundos do QREN, para apoiar os Agricultores? O que pensa fazer a Câmara de Olhão para os informar e ajudar nesses processos? O presidente pouco liga à agricultura, pois esse pelouro nem existe na distribuição de tarefas entre os vereadores…
 
>Na informação que o presidente é obrigado a fazer à AM ( e que cada vez está com pior qualidade), não se diz uma palavra sobre o inicio do Ano Lectivo no Concelho, se correu bem ou se há problemas? Nada se diz sobre a Feira de São Miguel e assim se vê a importância que a Câmara dá às radições do Concelho. Não há uma palavra sobre as comemorações dos 200 anos da ida do caíque ao Brasil ( nem os deputados Municipais são informados da programação das iniciativas…)
 
>O Festival do Marisco deste ano, apesar de continuar a levar o nome de Olhão por esse Portugal fora, parece que não correu tão bem como em anos anteriores. Os produtores da Ria e os Comerciantes queixam-se! Será a crise? Será a “concorrência” da Festa da Ria, da Vivmar, de Faro? Será o modelo que está esgotado? É que já não é barato, só as entradas, para uma família com dois filhos…
 
>Será que guardaram os azulejos que se encontravam na casa que foi demolida, nas Quatro Estradas?
 
Entretanto, enquanto se corta a palavra aos elementos da CDU, o Eng Leal, fala, fala, fala que até parece que tem pilhas… e fala o tempo que quiser e sobre o que quiser, esteja ou não na Ordem de Trabalhos. Por exemplo no período antes da Ordem do dia que dura 1 hora, o eng Leal fala meia hora…
Mas não calarão os eleitos da CDU, que mesmo não podendo falar lá dentro, ninguém pode impedir de informar as populações com a sua perspectiva de fiscalização, denuncia do que está mal e propostas para tentar resolver ou ajudar a resolver os problemas.
 
Será este, sempre, o lema da CDU! Na AM e nos Órgãos onde tem eleitos! Nas ruas e nos locais de trabalho! Onde for necessário!
 
O Povo de Olhão sabe que pode contar com a CDU!
Olhão, Outubro de 2008  
                    A Comissão Coordenadora da CDU de Olhão
 
A CDU É A OPOSIÇÃO EM OLHÃO
VISITE O BLOGUE “CDU em Olhão”  
publicado por às 07:21
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Anónimo a 12 de Outubro de 2008 às 20:14
Força


De mano carlos a 12 de Outubro de 2008 às 23:40
aconselho a alguns blogquistas por exemplo ha FLORIPES que visite este site,para não escrever que a CDU de OLHÃO, sabe dos problemas e não informa a população. FORÇA !


Comentar post

.artigos recentes

. COMUNICADO DA DIRECÇÃO RE...

. Acerca das questões da se...

. Eleição de deputado da CD...

. Candidatos CDU e principa...

. Apresentação de Candidato...

. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO...

. 25 de Abril SEMPRE!

. TAXAS MUNICIPAIS - AUMENT...

. Resultados Eleitorais -De...

. ...

. FRANCISCO LOPES ESTEVE EM...

. FRANCISCO LOPES EM OLHÃO ...

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Junho 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Setembro 2006

.links

.subscrever feeds