A Eleição dum deputado da CDU pelo Algarve é uma valiosa ajuda para fazer ouvir a voz dos Algarvios no Parlamento 

 

Quarta-feira, 5 de Novembro de 2008

Lamentavelmente confirma-se o encerramento da BelaOlhão.

 

A CDU constata com tristeza que lamentavelmente se confirmou a morte anunciada de BelaOlhão.
 
A CDU e o PCP solidarizam-se com os trabalhadores que agora perdem os seus postos de trabalho angustiados por um futuro incerto. Olhão fica ainda mais pobre. 
 
Convém no entanto, fazer alguns reparos e pensar um bocado em todo este processo que nos parece no mínimo estranho.
 
A ver:
 
- A Autoridade para as Condições de Trabalho detecta indícios de que o encerramento e o despedimento dos 180 trabalhadores é ilegal. Afirmações da Delegada Regional da ACT à imprensa, informando que irão tentar apurar as circunstâncias.
 
- A Administração da empresa incentiva a criação à pressa de uma Comissão de Trabalhadores, facto praticamente inédito de uma Comissão de Trabalhadores que eventualmente poderá vir a tomar posse já depois de encerrada a empresa e, ainda mais estranho, com o apoio de quem promove esse encerramento- a Entidade Patronal. Mais estranho ainda quando há um sindicato que representa o sector e que tem vindo acompanhando todo o processo em colaboração com os trabalhadores e junto da entidade patronal e das entidades competentes, (Autarquia e Governo Civil) para evitar o encerramento da empresa.
 
- O Ministério da Economia e o senhor Presidente da Câmara, parece que nada sabiam (apesar deste ultimo ser várias vezes questionado na A. Municipal, pela CDU, sobre o assunto, a última vez em 29 de Setembro) pois agora é que estão a iniciar contactos para encontrar uma empresa no mesmo ramo para reactivar a fábrica. É caso para dizer depois de “casa roubada trancas na porta”.
 
- A pressa com que o Sr. Presidente foi hoje, 5 de Novembro, reunir com as entidades respectivas para “agilizar o acesso dos trabalhadores ao subsídio de desemprego”. Esta rapidez, que louvamos para facilitar a vida aos trabalhadores, é no mínimo estranha da parte de quem nada fez para evitar que estes trabalhadores perdessem o seu posto de trabalho.
 
- Por outro lado o Sr. Presidente não fala nas indemnizações a que os trabalhadores têm direito…! São para esquecer?
 
- O Sr. Presidente parece querer aparecer como “estando muito preocupado com a situação dos trabalhadores e a fazer todos os esforços, para defender os postos de trabalho e a economia do Concelho”. Mas na realidade, se calhar o que pretende é que rapidamente este assunto seja ultrapassado, calando os trabalhadores com o Fundo de Desemprego e que rapidamente seja esquecida a incúria e a (no mínimo…) aparente negligência da Câmara de Olhão.
 
Será que vai fazer o mesmo que fez aquando dos temporais, em que apareceu na noite com o fato da Protecção Civil e nunca mais voltou junto dos moradores de Moncarapacho, afectados?
 
Além de todos estes contornos estranhos o que mais preocupa a CDU e o PCP é que num espaço curto de tempo encerraram mais duas empresas em Olhão, A Bela Olhão e a Lusoeletricaolhanense (Leo). No conjunto Olhão perde mais de 200 postos de trabalho e “ganha” mais de 200 desempregados que vão somar aos 1305 que, em finais de Setembro, já estavam inscritos no centro de emprego local. Se tivermos em conta que nem todos os desempregados estão inscritos no Centro de emprego, temos a dimensão da gravidade da situação na nossa terra já tão debilitada em termos sociais.
 
Fica-nos no entanto a dúvida se foi feito o possível pela parte da Autarquia e do Governo para resolver esta situação. Cremos que não.
 
Numa altura em que o Governo, tanto acena com a bandeira da crise, mas ao mesmo tempo esbanja dinheiro apoiando os banqueiros que todos aos anos apresentam lucros chorudos e até nacionaliza um banco para resolver os problemas de má gestão dos seus gestores, seria caso para perguntar porque não faz o mesmo a estas empresas?
 
Seria bom que meditássemos todos um pouco nas atitudes destas 3 Entidades:
 
 - Governo Sócrates, que faz para os banqueiros o que não faz para os trabalhadores…
 - A Empresa que pela calada e tentando dividir os trabalhadores, fecha a porta, mas não vai mais pobre, nem as chefias ficam desamparados (talvez o Sr. Presidente da Câmara consiga o Fundo de Desemprego para a Administração da Bela Olhão…)
 - O Sr. Presidente da Câmara, que deu todas as facilidades à empresa, revelando pouca prudência e que afinal agora com toda esta azáfama, parece que tem algum peso na consciência.
 
Infelizmente o problema é que quem paga sempre estes prováveis erros, omissões e supostas negligências, são sempre os mesmos, são sempre os nossos, são sempre os trabalhadores.
 
O Partido Comunista Português, em Olhão e em todo o lado, continuará sempre do lado dos mais frágeis, porque esses, os que trabalham, os pescadores e pequenos armadores, os pequenos agricultores, os reformados, os jovens, os micro e pequenos empresários, esses é que são os nossos.
 
È com eles que nos identificamos e é com eles que contamos.
Connosco, sabem que podem contar!
 
Olhão,5 de Novembro 2008
publicado por às 16:59
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De anonimo a 5 de Novembro de 2008 às 17:23
é muito triste o que esta a acontecer na nossa cidade de olhão.


De P.S. a 7 de Novembro de 2008 às 15:33
SERÁ QUE AS AUTARQUIAS AONDE A C.D.U. É MAIORÍTARIA NÃO TEM DESEMPREGO SEIXAL ETC.ETC. ? PARECE QUE SÓ EM OLHÃO É QQUE ISTO ACONTECEU ! SE O PRESIDENTE FAZ ALGUMA COISA,ESTÁ MAL FEITO, SE NÃO FAZ É PORQUE NÃO FAZ ! ABAIXO O SECTARISMO.


De T-ML a 7 de Novembro de 2008 às 19:12
"SE O PRESIDENTE FAZ ALGUMA COISA, ESTÁ MAL FEITO,"
Ora pois, aí é que está...
Dar benesses a empresas que acabam por não se revelar (quase) nada do que prometeram.. Isso não será mal e porcamente feito?


De Anónimo a 8 de Novembro de 2008 às 15:56
Caro Sr P.S.
Com todo o respeito lhe perguntamos se estamos a falar de problemas de Olhão, porque será que o senhor generaliza e vai buscar outras terras, outros problemas, que mesmo que existam, não são - com elevado grau de certeza,exactamente iguais?
Não teriamos nenhum problema em discutir o problema do eventual desemprego no Seixal, ou o desemprego em geral.
Mas estamos a falar do encerramento duma empresa, em Olhão, relativamente à qual, o Presidente da Camara tem a nosso ver alguma responsabilidade, pois quando lhe foi feita a pergunta na Assembleia Municipal, se tinha alguma informação acerca do facto de os trabalhadores estarem em casa e não ser por motivo de férias e correrem rumores de que a fábrica estar para fechar, ele, o Sr. Presidente da Camara Municipal de Olhão ter dito que não sabia de nada.
Estranha resposta e estranha postura duma pessoa que tem a responsabilidade que o Sr Presidente da Câmara tem.tem.
Não acompanha a saúde económica das empresas do Concelho? Se calhar devia fazê-lo.
A pergunta não foi feita no Seixal, nem perguntámos à Camara do Seixal.
É de Olhão e dos desempregados de Olhão que estamos a falar.
Não me parece, novamente com todo o respeito, que isto tenha algo a ver com sectarismo.
A nosso ver poderá ter isso sim com arrogância de quem responde se e como quiser e eventualmente com desconhecimento de coisas importantes que se passam na nossa terra, como o desemprego, a poluição na Ria, as dificuldades nas Escolas, etc, etc, etc,.
Mas felizmente cada um é livre de ter a opinião que entender.
Agradecemos-lhe por ter manifestado a sua.
José M Castanheira


De P.S. a 8 de Novembro de 2008 às 23:04
CARO Srº CASTANHEIRA, longe de mim pretender ser arrogante ao analizar os vossos comentários, mas se me permite, cada vez que os leio dá a sensação que o Srº tem qualquer animosidade com o PRESIDENTE LEAL, porque o acusa constantemente de todos os males que a nossa cidade padece. O Srº deve saber que o nosso presidente não faz parte do conselho administração da bela-olhão, mais ao me referir ao seixal como exemplo é para exemplificar que este problema do desemprego é transvessal a todas as regiões. Cumprimentos P.S.


De MANO CARLOS a 8 de Novembro de 2008 às 23:29
CARO SRº P.S. NÃO TENHO NENHUM MANDATO DO SRº JOSÉ CASTANHEIRA MAS SE DÁ LICENÇA QUE INTERVENHA NA SUA ANALISE, AO QUE ESCREVEU DEVO DIZER-LHE O SEGUINTE: É O ENGº LEAL QUE APREGÔA AOS QUATRO VENTOS, QUE OLHÃO VAI SER UMA CIDADE DE 5 ESTRELAS, ASSIM SERÁ 5 ESTRELAS NO DESEMPREGO, 5 ESTRELAS NO MAU CHEIRO EM BELA MADIL,5 ESTRELAS NAS PROMESSAS NÃO CONCRETIZADAS,5 ESTRELAS NA FALTA DE RESPEITO PARA COM OS MOVIMENTOS DE CIDADANIA OLHANENSE , 5 ESTRELAS NA FALTA DE ACOMPANHAMENTO NOS PREJUÍZOS CAUSADOS PELAS CHEIAS FUZETA-MONCARAPACHO ETC.ETC.ETC. POR TUDO ISTO DEVO DIZER~LHE QUE É TEMPO DE MUDANÇA . SAUDAÇÕES Q.B.


De Anónimo a 8 de Novembro de 2008 às 23:54
Caro Sr P.S., permita-me 2 comentários:
1º - Quando escrevi arrogância, naturalmente não me referi ao senhor, pois não só não o conheço, como não me sinto com qualquer legitimidade para o qualificar. Falava sim, de arrogancia politica e se o Sr P.S., pudesse assistir a uma sessºao da Assembleia Municipal, talvez pudesse ficar com uma ideia da tal arrogância que a maioria absoluta duma força politica, neste caso o Partido Socialista, pode assumir.
2º - Não me move qualquer animosidade em particular contra o Eng Leal, pois só o conheço destas lides autárquicas. O que tenho é um profundo desacordo politico em relação à forma como ele governa a "coisa publica". Estou convencido que há outra forma de se fazer politica. Mais nobre, mais séria, mais franca, mais transparente.
è isso que me afasta , no plano politico do Eng Leal, Por algumas coisas que faz e por outras que não faz, por coisas que deixa fazer e por outras que não deixa fazer- E por algumas zonas "opacas", digamos assim.
Mas agradeço-lhe este pequeno debate.
Para si, as minhas saudações.
José M Castanheira


De Anónimo a 6 de Novembro de 2008 às 08:29
Infelizmente, creio que além de triste, é trágico e esquisito, o que está a passar-se em Olhão e até segundo a Autoridade para as Condições de Trabalho, há até, indicios de ilegalidade.
Mas faz-me muita confusão como é que a Conserveira e a Ramirez se aguentam e até parecem estar bem e a Bela Olhão, com tanto dinheiro, tantos meios, tantas ajudas, tantas benesses, enfim, tanto tudo, fica numa situação de não ter dinheiro, isto é insolvente.
Ha quem diga que vem dali um cheiro esquisito e há quem fale em ligações espurias entre a Entente e o Partido Socialista de Olhão.
Deve ser má lingua e especulação.
Mas de algum (demasiado, para muitos) tempo para cá, em Olhão, tudo o que é anormal, parece normal.
Deve ser um fenómeno qualquer...


De T-ML a 6 de Novembro de 2008 às 15:12
«Numa altura em que o Governo, tanto acena com a bandeira da crise, mas ao mesmo tempo esbanja dinheiro apoiando os banqueiros que todos aos anos apresentam lucros chorudos e até nacionaliza um banco para resolver os problemas de má gestão dos seus gestores, seria caso para perguntar porque não faz o mesmo a estas empresas?»

Ora aí é que está o busílis...
Porque não fará o Governo nacionalizações destas empresas que, fazendo parte estrutural do tecido produtivo de uma cidade (e arredores), provocam um "rombo social" com o seu desmantelamento?

Parece-me a mim que a resposta está no perpetuar dum método económico que só beneficia os detentores dos meios de produção...
A velha máxima popular aplica-se aqui: OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE.
FORAM ELES QUE A CRIARAM..OU NÃO?


De sergio_miguel a 8 de Novembro de 2008 às 13:15
Os postos de trabalho têm que ser salvos, mas com esta crise, penso que muito dificilmente alguma empresa adquirirá a Bela Olhão.

Em ultima opção, mas só em ultimo caso, eu propunha a ideia de a câmara comprar o espaço belo Olhão, para criar um parque de exposições.
Não conheço o interior, mas o espaço exterior, daria muito bem para criar uma Expo Olhão.

Criar feiras semanais para valorizar os produtos tradicionais, criar feiras de emprego e formação, fomentar o investimento e a troca de ideias.

Um dos pontos negativos no caso de a Câmara comprar o Espaço, é o estacionamento.

Se nada for feito, então ai vamos ficar com mais um espaço em ruínas.


Comentar post

.artigos recentes

. COMUNICADO DA DIRECÇÃO RE...

. Acerca das questões da se...

. Eleição de deputado da CD...

. Candidatos CDU e principa...

. Apresentação de Candidato...

. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO...

. 25 de Abril SEMPRE!

. TAXAS MUNICIPAIS - AUMENT...

. Resultados Eleitorais -De...

. ...

. FRANCISCO LOPES ESTEVE EM...

. FRANCISCO LOPES EM OLHÃO ...

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Junho 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Setembro 2006

.links

.subscrever feeds