A Eleição dum deputado da CDU pelo Algarve é uma valiosa ajuda para fazer ouvir a voz dos Algarvios no Parlamento 

 

Sábado, 30 de Junho de 2007

Informação à População da Fuzeta

 

Assembleia da Organização
da Fuzeta do Partido Comunista Português

 

             Realizou-se no passado dia 20 de Maio, nas instalações da Junta de Freguesia(Ludoteca), a 3ª Assembleia da Organização da Fuzeta do PCP.

 

        Na Assembleia participaram dezenas de militantes do PCP na Fuzeta (e alguns convidados, incluindo membros da Comissão Concelhia de Olhão do PCP e da DORAL), que inicialmente elegeram a Mesa que dirigiu a Assembleia, bem como a Ordem de Trabalhos e o respectivo horário.
 
        A Assembleia procedeu à discussão do Relatório da Comissão de Freguesia cessante, que motivou várias e interessantes intervenções sobre problemas das Pescas, do Ensino, da Juventude, da Cultura e do Trabalho Autárquico, do desenvolvimento da Acção do Partido. Os problemas do alargamento do Cemitério, os Limites da Freguesia e até a Agricultura foram igualmente abordados.
 
       Apesar de algum pessimismo relativamente às perspectivas de vida na Fuzeta, a Assembleia aprovou um conjunto de conclusões que orientarão o trabalho dos comunistas da Fuzeta, designadamente a possibilidade de a curto prazo existir uma casa onde se possam reunir os comunistas e outros democratas da Fuzeta, uma intervenção mais activa perante os problemas existentes, a organização de debates e encontros com sectores da população para tratar das suas questões especificas, como a Juventude, os Comerciantes, as Mulheres, as Pescas, etc.
 
     A Assembleia elegeu também a nova Comissão de Freguesia composta por 12 camaradas, dos quais 5 participam pela primeira vez neste Órgão, que tem uma média de idades de cerca de 43 anos.
 
       A encerrar os trabalhos interveio o camarada Rui Fernandes da Comissão Politica do Comité Central, que caracterizou a actual situação politica como a maior e mais ampla ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e das populações, ainda por cima posta em prática por um governo que se diz de esquerda e socialista.
 
      Traçou por isso, como linhas de trabalho para a acção dos comunistas em geral, o reforço da luta contra as medidas do Governo, apelando à participação na Greve Geral (foi aprovada uma moção nesse sentido), bem como o reforço a todos os níveis da acção e intervenção do PCP.
 
 
Presença da camarada Ilda Figueiredo (Deputada do Parlamento Europeu
     
        A reunião com a camarada Ilda Figueiredo, que juntou dezenas de pescadores junto ao “Bar 18” (fora aqueles que parecendo alheados e mais afastados, ouviram atentamente tudo o que foi dito), permitiu abordar duma forma mais concreta e detalhada os problemas das pescas na Fuzeta. A situação é altamente preocupante, pois o arrasto de conquilha, quer de barco, quer apeado, passa mal! O polvo quase nem vê-lo! A pescada está escassa! As amêijoas de viveiro continuam a morrer!
 
      E não se vê vontade por parte dos diversos níveis de poder (desde a Câmara do PS ao Governo também do PS), de inverter esta situação!
Pelo contrário parece que as autoridades “desistiram” da pesca e esta vai definhando dia após dia.
 
      As intervenções dos pescadores (e não só), presentes, confirmaram a existência de inúmeros problemas no sector.
 
      A camarada Ilda Figueiredo e o camarada Josué Marques, do Sindicato, procuraram nas suas áreas, traçar perspectivas de intervenção, que permitam inverter este estado de coisas.
 
      Os elementos do PCP estão e continuarão disponíveis, para, ao seu nível, ajudarem a ultrapassar as dificuldades por que passa o sector. Prova disso é o facto de Ilda Figueiredo já ter apresentado, no Parlamento Europeu, requerimento sobre as questões colocadas. Logo que tenhamos resposta chegará ao conhecimento da população da Fuzeta.
 
Alargamento do Cemitério
 
      Novamente volta à ordem do dia a questão do cemitério da Fuzeta.
     
     O Partido Socialista, dispôs de vários anos para resolver o problema, Nada fez nesse sentido e os moradores daquela zona, depararam-se há pouco tempo, com obras de movimentação de terras e de plantação de arvores nas traseiras do cemitério, que só podem querer dizer que sub-repticiamente o Partido Socialista tenta resolver o problema sem qualquer diálogo com os moradores.
 
      Perante varias perguntas feitas pela CDU quer na Assembleia Municipal quer na Assembleia da Fuzeta, os responsáveis do PS, vão dizendo que, “poderá haver alargamento do cemitério, ou não”, que “não farão nada nas costas dos moradores”, mas entretanto conseguiu-se apurar que existe uma verba de 100.000,00 € para arranjo urbanístico do cemitério da Fuzeta.
 
      Agora, os responsáveis dizem que quem vier a seguir que resolva o problema. Mas o dinheiro está gasto e a preparação psicológica está em marcha.
 
      Os moradores não se conformam e têm lutado quer no plano da denuncia da situação, quer chamando o delegado de saúde que pode observar restos de despojos humanos deixados a céu aberto sem qualquer respeito por esses corpos, quer no plano legal, para fazer valer os seus direitos a condições de vida com qualidade.
Contam naturalmente com o apoio do PCP, que juntamente com eles, tudo fará para se encontrar uma solução digna e duradoura para este problema.
 
Reunião da Assembleia Municipal de Olhão na Fuzeta
 
      Sabia que a CDU propôs que a Assembleia Municipal de Olhão passasse a reunir também nas freguesias e concretamente que a próxima Sessão da AM se realizasse na Fuzeta (como forma de mostrar solidariedade para com os Pescadores e Armadores, face aos problemas por que passam as Pescas) e que o Partido Socialista rejeitou esta proposta?
 
 
A população da Fuzeta pode continuar a contar com os comunistas Fuzetenses!
 
Fuzeta, Junho/2007                        
                           
                               A Comissão de Freguesia da Fuzeta do
                                        Partido Comunista Português
 

 

 

publicado por às 12:15
link do post | comentar | favorito

.artigos recentes

. COMUNICADO DA DIRECÇÃO RE...

. Acerca das questões da se...

. Eleição de deputado da CD...

. Candidatos CDU e principa...

. Apresentação de Candidato...

. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO...

. 25 de Abril SEMPRE!

. TAXAS MUNICIPAIS - AUMENT...

. Resultados Eleitorais -De...

. ...

. FRANCISCO LOPES ESTEVE EM...

. FRANCISCO LOPES EM OLHÃO ...

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Junho 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Setembro 2006

.links

.subscrever feeds