A Eleição dum deputado da CDU pelo Algarve é uma valiosa ajuda para fazer ouvir a voz dos Algarvios no Parlamento 

 

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Pedido de Desculpas à CT da BelaOlhão

Por uma informação inexacta, o PCP publicou um comunicado em 5 de Novembro e que está colocado neste blog, onde se transmite a ideia de que a Comissão de Trabalhadores da Bela Olhão, estava a ser incentivada e promovida pela entidade patronal.

Elementos da Comissão Concelhia de Olhão do PCP e eleitos pela CDU em vários Órgãos autãrquicos, entre os quais a Assembleia Municipal de Olhão, estiveram no Domingo à noite junto dos Trabalhadores - que se mantinham à porta das instalações da empresa, para impedir a saída de maquinaria - para lhes transmitir o apoio à sua luta e a solidariedade do Partido Comunista Português.

Nessa altura, aperceberam-se de que reinava a unidade e a determinação entre os trabalhadores e a unidade com a Comissão de Trabalhadores por si eleita, era evidente.

Procurando recolher mais informações acerca desta questão, concluiu a Direcção Concelhia do PCP que tinha cometidoum grave erro e até injustiça, relativamente aos trabalhadores da Belaolhão e à sua CT.

De pronto contactámos elementos da Comissão de Trabalhadores, a quem apresentámos desculpas, pessoalmente. foi unviado um telegrama à CT, com o mesmo sentido e extensivo a todos os trabalhadores e por ultimo decidiu o PCP, em conjunto com os eleitos pela CDU em Olhão, publicar este pedido de desculpas no blog.

Lamentamos os danos eventualmente causados à boa imagem da CT da Baelaolhão.

Lamentamos, porque tudo o que queriamos e queremos fazer é apoiar e ajudar e não contribuir para más interpretações ou situações pouco claras.

Dissémos aquilo que entendemos ser correcto com os dados de que dispunhamos e para isso, várias vezes, perguntámos ao Sr Presidente da Camara o que estava a passar-se.

Errámos em relação à legitimidade da Comissão de Trabalhadores.

Consideramos entretanto, que só não erra quem nada faz.

O PCP errou. Apresenta as suas desculpas por isso.

Mas continua a afirmar que este processo talvez pudesse ter sido evitado, por quem poderia ter feito alguma coisa antes da insolvência.

Continuamos também a afirmar a confiança do PCP nos Trabalhadores e a manifestar-lhes a eles e à sua Comissão de Trabalhadores, a solidariedade dos Comunistas Olhanenses.

José M Castanheira

 

Olhão, 12.11.08 

publicado por às 06:31
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Uma olhanense a 12 de Novembro de 2008 às 10:45
Ora aqui está uma bonita atitude.Um bocadinho de humildade não fica mal a ninguém, pelo contrário e quando vem da parte de um partido político, quando a política anda tão denegrida nos ùltimos tempos, é bom ver estes exemplos. Quanto aos trabalhadores e à sua luta - força para eles e que consigam ao menos defender os seus direitos de compensações pelo encerramento desta empresa e consigam a breve prazo um emprego digno e com direitos.


De Rosália Mendes a 13 de Novembro de 2008 às 03:01
Para fazer o que fizeram,mais valia não terem feito nada.
Que bonito exemplo acusar a comissão de trabalhadores da BELA-OLHÃO de estarem a ser promovidos pelo patronato.
Deviam sim os elementos da C.D.U. terem vergonha
ao querer retirar dividendos politicos desta situação, mais será que algumas destas pessoas sabem o que é lutar dentro das empresas,darem a cara pelos camaradas de trabalho,sofrerem asrepresálias do patrão, tenho duvidas.
Não se pode ser comunista no dia 5,6,7 Setembro e o resto do ano ter comportamentos que envergonham a classe operária, sim de compadrio com o patronato, esses sim são os verdadeiros inimigos da classe.
Será que verdadeiramente estas pessoas apoiam as comissões trabalhadores quando estas lhes fogem ao controlo,na comissão de trabalhadores da BELA-OLHÃO NÃO TEMOS PESSOAS DO FAZ DE CONTA.
Pedir desculpa depois de põr a honestidade das pessoas em causa É UMA TRISTEZA.
Rosália Mendes.


De graciete a 13 de Novembro de 2008 às 14:18
Cara Rosália,

Percebo que esteja aborrecida pelo que se passou e até a compreendo. Mas isso não lhe dá o direito de fazer algumas afirmações. Errar não é vergonha. Vergonha é errar e não reconhecer o erro e persistir nele. O que não foi o caso.

Quanto aos outros considerandos que faz, lembro-lhe que os comunistas sempre foram trabalhadores e historicamente conhecidos - mesmo por quem não concorda com eles - pela sua honestidade e por darem a cara, e muitas vezes a vida, nas empresas pelos camaradas de trabalho, pelo povo português, pelos direitos e pela Liberdade, enfrentando as represálias das entidades patronais e dos poderes instituídos. E não é só agora. Fizeram-no também nos tempos em que poucos davam a cara, porque isso além de pôr o posto de trabalho em risco, punha também a vida em risco. Isto é da História, não estou a inventar nada nem a pedir louros por isso, apenas tento repor a verdade das coisas.

Quanto a ser comunista 3 dias por ano, também devo lembrar-lhe que o PCP tem 87 anos de vida a tempo inteiro, (o que não econtra noutro partido)aliás, a Festa do Avante se é a isso que se refere tem muito menos tempo. E já agora faço-lhe o desafio de, se ainda não foi, que vá e que veja, ao vivo, aquele enorme convívio cultural.

Por último, esperamos que os trabalhadores da Belaolhão consigam sair desta fase difícil, sejam recompensados devidamente pela perda do seu posto de trabalho e encontrem a breve prazo, outro local (porque esse parece difícil) onde possam desenvolver a vossa actividade.

Espero também que continue a visitar este nosso blogue, que leia e comente a favor ou contra, os documentos que aqui colocamos e que continue a acompanhar a nossa actividade. Decerto conhecendo-nos melhor vai ter uma opinião diferente a nosso respeito.





De Olhão Bocas a 15 de Novembro de 2008 às 18:25
Cara Sra D Rosália Mendes.
Agradeço, sinceramente o seu comentário, embora também, permita-me que lho diga, o considere bastante injusto nas apreciações que faz, sobre o PCP e os Comunistas.
No seu comentário dá a entender que é trabalhadora da Bela Olhão. Se assim é, para si directamente os meus e os nossos pedidos de desculpa, por termos errado.
Creia que fico contente, porque pelos vistos, a Sra D, Rosália nunca errou e então certamente nunca teve de lamentar ter errado e ter de ponderar o que fazer face ao erro involuntáriamente, cometido.
Mas infelizmente nós comunistas Olhanensessomos meros humanos, e errámos.
Penso que perante o erro qualquer pessoa ou Entidade tem 2 opções:
- 1 - Tenta "apagar", disfarçar, minimiza, ou até negar o erro, como se nada se tivesse passado.
- 2 - Assume o erro e tenta aprender com ele, para não o repetir.
Foi este ultimo caminho que nós preferimos seguir. Isto é, de cabeça levantada, olhos nos olhos, com toda a lealdade dissemos, pessoalmente, por telegrama e neste espaço pblico, que embora involuntámente, errámos, que o lamentávamos e que com humildade apresentámos o nosso pedido de desculpas pelo erro involuntário.
Todos os trabalhadores da Bela Olhão com quem falámos pessoalmente (entre eles, vários da CT), e ainda terão sido mais de uma dezena, compreenderam e aceitaram as nossas desculpas e até consideram a nossa atitude, como uma a titude digna.
As palavras que ouvimos desses trabalhadores, aliviaram um pouco o nosso pesar.
Mas pelos vistos, a Sra D. Rosália Mendes, não só nãs aceita as nossas desculpas, como depois nos acusa de toda uma série de malfeitorias.
Cara D Rosália, perdõe-me ter que lhe dizer que conhece mal os comunistas e que está enganada.
Engana-se, porque sim, sei muito bem o que é "dar a cara" pelos camaradas de trabalho.
SEngana-se porque sim, sei muito bem o que significa enfrentar o patrão ou o chefe, ou outros senhores (ou senhoras), "muito importantes"
Engana-se porque sim, sei muito bem o que é sofrer represálias ser reprimido e posto de lado por ser comunista e defender os interesses da classe operária (e de outros trabalhadores).
Engana-se além disso, porque também sei muito bem o que era lutar antes do 25 de Abril, com a pide atrás de nós.
E engana-se ainda, porque continuo a saber muito bem, o que me custa ler coisas (a meu ver tão injustas), como as que a D Rosália escreveu.
E Engana-se por ultimo, porque sei muito bem a importancia da solidariedade entre trabalhadores. Por isso, eu e outros camaradas do PCP, saímos das nossas casas no passado Domingo às 10 h da noite e estivemos junto daqueles trabalhadores, que estavam naquele momento, ao frio, à porta da empresa, sacrificando-se para defender os seus interesses.
E sei e sabemos mais coisas destas lutas de resistência, de defesa das conquistas dos trabalhadores e de ajudar a que um numero cada vez maior de trabalhadores tomem consciência de que é sempre sobre áqueles que nada mais têm senão o seu trabalhao, que cai a factura das dificuldades.
Por ultimo, mantemos a afirmação de que tudo o que o Eng Leal possa fazer agora para ajudar os trabalhadores deve ser saudado. Até porque certamente alivia a sua consciência, pois a nosso ver o Presidente da Camara de Olhão podia ter feito mais para evitar o encerramento da Bela Olhão.
Parece que comeu e bebeu com o ministro Pinho no Festival do Marisco, quando já corriam rumores acerca de problemas na empresa.
Talvez por entre uma dentada num camarão, ou de um trago de cerveja, pudesse ter falado sobre o futuro da Bela Olhão... mas se calhar tinha outras preocupações, que eu compreendo.
O que interessa agora é que os trabalhadores da Bela Olhão, unidos em torno daqueles em quem confiam, consigam defender com coragem, os seus interesses.
Depois se verá quem se lembrará do quê.
Apesar da diferença de opiniões, e esperando que "exija" às outras forças politicas o rigor que parece exigirnos a nós PCP, creia Sra D. Rosália Mendes, que a cumprimento com estima.
José M Castanheira


De Kalle a 12 de Novembro de 2008 às 16:15
Ora assim e aqui se vê que, afinal os Partidos não são todos iguais. Era bom que o Sr. Presidente da Câmara de Olhão e não só, tomasse este exemplo um pouco de humildade e dar o braça a torcer quando vemos que enrramos não faz mal a ninguém. É pena do Sr. 1º Ministro não ir a este blog.


Comentar post

.artigos recentes

. COMUNICADO DA DIRECÇÃO RE...

. Acerca das questões da se...

. Eleição de deputado da CD...

. Candidatos CDU e principa...

. Apresentação de Candidato...

. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO...

. 25 de Abril SEMPRE!

. TAXAS MUNICIPAIS - AUMENT...

. Resultados Eleitorais -De...

. ...

. FRANCISCO LOPES ESTEVE EM...

. FRANCISCO LOPES EM OLHÃO ...

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Novembro 2007

. Junho 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Setembro 2006

.links

.subscrever feeds