Fomos hoje alertados por 2 informações, em que uma delas deveria surpreender-nos mas que envolvendo quem envolve, acaba por já não provocar esse efeito.
A outra já entrou na rotina, mas nós recusamo-nos a encará-la como tal.
Concretizando:
Primeira noticia - Um placard informativo que a CDU tem tido ao longo dos tempos na pequena placa central, na Avenida junto aos correios, teria sido levado pelos serviços camarários.
Tentámos junto da vereação da Camara esclarecer se de facto assim tinha sido mas apesar de tentarmos por diversas vezes o contacto, tal não foi possivel e ficámos sem esclarecer devidamente a situação.
Apresentámos entretanto na PSP de Olhão uma queixa contra incertos, mas que havia suspeitas de que eventualmente tivesse sido a Camara de Olhão a remover aquela estrutura informativa.
Desta situação foi dado conhecimento ao Governo Civil de Faro.
Foram ainda enviados um oficio ao Senhor Vereador do Pelouro, solicitando informações acerca desta ocorrência.
Por ultimo, em meu nome pessoal e da Bancada da CDU na Assembleia Municipal de Olhão enviámos um requerimento ao Presidente da dita Assembleia, solicitando informações e esclarecimentos acerca do sucedido.
Se existisse algum problema com o placard, a Camara de Olhão, sabe muito bem como contactar os elementos do PCP ou da CDU e certamente seria possivel esclarecer o que quer que fosse
Assim, se esta actuação por parte da Camara de Olhão se concretizou, é grave e se a situação não fôr reposta, apesar de não o desejarmos, teremos certamente que tomar outro tipo de medidas.
Segunda Informação - Por volta das 15 horas pelo cano existente junto ao "T", estariam a correr dejectos humanos e liquidos poluídos, em grande quantidade.
deslocámo-nos ao local e de facto assim era e com a maré vazia, esses dejectos ali se iam amontoando, provocando um panorama nauseabundo e exalando um cheiro igualmente dificil de suportar.
Nessa altura 15,30 h. já a maré enchia mas a porcaria saía como que em golfadas, espalhando-se por todo aquele espaço junto ao cais de embarque para as Ilhas.
Tivémos oportunidade de tirar algumas fotos, que ilustram bem a gravidade daquela descarga.
Entretanto, foram-se juntando várias pessoas (mais de uma dezena, entre as quais viveiristas), que referiram ser comum aquilo acontecer,
Tentámos alertar o Parque Natural da Ria Formosa, mas insistimos com telefonemas, durante mais de meia hora e ninguém atendeu o telefone (289 700 210)
Perante a ausencia de resposta por parte do Parque Natural, contactámos a linha SOS Ambiente, onde apresentámos queixa, que ficou registada com o número 4265, e através da qual nos informaram que iriam entrar em contacto com o SEPNA da GNR para enviar uma patrulha.
Alertámos também a vereação da Camara para o que estava a passar-se.
Ainda aguardámos algum tempo. sem que nenhuma Entidade das contactadas aparecesse e por outros afazeres pessoais, tivemos que abandonar o local, continuando no entanto a porcaria a escorrer a céu aberto.
Perante ist, vale a pena perguntar, se é assim que o Presidente Leal vè Olhão como um Concelho 5 estrelas.
Parece-nos que a CDU andou bem, ao propor a inclusão em PIDDAC duma verba pra que se efectuem estudos acerca da viabilidade do emissário-
Mas não esperam que nós desistamos.
Não desistimos, nem estamos cansados.
Vamos continuar a pugnar por uma terra , um Concelho, onde dê gosto, viver em democracia, com cada um a expôr livremente as suas opiniões e onde não se realizem Feiras de Parques Naturais (que têm o seu interesse; sem dúvida), continuando os esgotos de Olhão a correr para a Ria como ainda nesta sexta-feira aconteceu.
José M Castanheira
. COMUNICADO DA DIRECÇÃO RE...
. Acerca das questões da se...
. Eleição de deputado da CD...
. Candidatos CDU e principa...
. Apresentação de Candidato...
. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATO...
. TAXAS MUNICIPAIS - AUMENT...
. Resultados Eleitorais -De...
. ...
. FRANCISCO LOPES ESTEVE EM...
. FRANCISCO LOPES EM OLHÃO ...